BANANAL é um projeto proposto pela artista, pesquisadora e produtora cultural Clarissa Ximenes junto com uma rede de artistas, educadores, arquitetos, designers, produtores culturais, realizadores de cinema, cozinheiros e pesquisadores que compartilham do mesmo desejo: criar um espaço interdisciplinar onde cidade, produção artística, formação e sustentabilidade estejam em constante diálogo. A gestão administrativa do espaço será de responsabilidade da fundadora e sua sócia Isabela Ximenes, em diálogo constante com os artistas da casa, que participarão ativamente de um conselho de curadoria e de programação de BANANAL.

CLARISSA XIMENES
fundadora e gestora
Curadora, pesquisadora e produtora cultural, Clarissa trabalha há 12 anos com projetos de artes visuais para instituições culturais, galerias e artistas, explorando e mesclando os limites de sua atuação híbrida. Atua nos últimos 4 anos como curadora assistente da Associação Cultural Videobrasil e faz parte do Coletivo Foi à Feira, onde realiza projetos de intervenções artísticas na cidade, que se relaciona diretamente com sua pesquisa de memória urbana e ocupação de espaços públicos.

BRUNA XIMENES
artista associada
Artista e ilustradora graduada em Ilustração e Quadrinhos na Accademia di Belle Arti di Bologna (Itália, 2015), Bruna participou de diversos festivais importantes de ilustração como Bilbolbul (Bologna,2013,) Ratatá (Macerata, 2014) e Bologna Children's Book Fair (Bologna, 2017). É fundadora da Combustível Insólito, editora independente onde produz publicações, brinquedos gráficos e prints serigráficos.

JULIA CONTREIRAS
artista associada
Designer e artista gráfica mestre pela FAU-USP, Julia tem formação complementar em gravura e atua no meio de publicações independentes com o Coletivo Atalho Gráfico. Desde 2016 desenvolve atividades educativas e práticas em diversas instituições além de participar de exposições com seu trabalho autoral em gravura, que explora a figura do corpo e dos seus processos de auto-reconhecimento.

LEONARDO MATSUHEI
artista colaborador
Formado em artes visuais pela UNESP (2012) Matsuhei, atua profissionalmente nas áreas de educação e curadoria de diversas instituições culturais em São Paulo, como a Fundação Bienal, Instituto Itaú Cultural e o MASP. Sua pesquisa artística explora paisagens sonora, composição musical e produção visual em pinturas e vídeos. Tem dois EPs gravados, χZION (2015) e GION (2020) e colaborações com paisagem sonora com outros artistas.

ISABELA XIMENES
co-fundadora e gestora
Bacharel em publicidade e propaganda pelo Mackenzie (2016) Isabela Ximenes atua há 7 anos em agências publicitárias e em produtoras como a SUBA (2017/2018), HAVAS (2017) e África (2015/2017) entre outras. Passou por diversas experiências coordenando equipes de filme e áudio, animação, edição e logística de campanhas e ações de marcas. Deste 2019 é gerente de produção na Innocean WorldWide Brasil, tendo produzido campanhas premiadas mundo afora.

CARMEN GARCIA
artista associada
Carmen é artista e educadora, mestranda em Artes Visuais pela UNESP (2019-2022). Seu trabalho explora e observa as palavras como matéria, transportando sentidos culturais da linguagem explorados em diversos suportes, como impressão em papel, objetos, instalações, vídeo e áudio. Participou de exposições na Casa das Rosas, Sesc Belenzinho, Devil's Den Gallery (Tasmânia, Austrália) entre outros.

JULIANA DOS SANTOS
artista associada
Artista visual, Juliana é doutoranda em Arte pela UNESP. Sua pesquisa se dá na intersecção entre arte, história e educação, com interesse pela maneira como artistas negrxs se engajaram em práticas para lidar com os limites da representação. Trabalha com múltiplas linguagens e participou de inúmeras exposições em Viena, Bélgica, Porto Alegre, Rio de Janeiro. Participa atualmente da Trienal de Arte do Sesc.

PAULO DELGADO
artista colaborador
Artista, educador, pesquisador, escritor e tradutor. Licenciado em Artes Visuais pela USP, tendo vivido e estudado em São Paulo e Granada (Espanha). Sua produção artística se concentra em instalações, performances e ações a partir do conceito de Plástica Social e da linguagem têxtil. Tem especial interesse pelas relações entre arte e educação, assim como as construções simbólicas e da memória pública. Já atuou como diretor de arte, curador e redator de conteúdo especializado em arte e foi professor no ensino básico, em ateliês livres e exposições.

BRUNA AMARO
artista associada
Artista visual, pesquisadora e percussionista, Bruna tem mestrado em Estética e História da Arte pela USP (2017) e é mestra no Bloco Pagu e Nu Vuco Vuco. Sua produção aborda os eixos Carnaval, Arte e Política, sendo estes disparadores para outros temas, como rituais de celebração e a violência de gênero. Já participou de residências e exposições em Nova York, Rio de Janeiro, Bruxelas e diversas em São Paulo.

GABRIEL URASAKI
artista associado
Urasaki é artista, artesão, cozinheiro e colecionador de ofícios graduado em Artes Visuais pela UNESP (2013). Sua produção reflete seu especial interesse pela transformação de espaços e temporalidades habitáveis, onde realiza experimentações que conjuga a performatividade dos fazeres artísticos, de construção de estruturas arquitetônicas e de intervenções na paisagem, investigando os impactos na percepção, nas dinâmicas cotidianas e nos modos de habitar.

LUIS FILIPE PORTO
artista associado
Graduado em Artes Visuais pela UFES, Luis é artista e educador já tendo realizado trabalhos para instituições como Museu de Arte do Espírito Santo, Instituto Tomie Ohtake, Sesc Pompéia e Associação Cultural Videobrasil. Desde 2019 coordena o programa educativo da FLIP ao mesmo tempo que realiza seu trabalho autoral, que já participou de exposições em Vitória, Chiado, Paris, Lisboa, Foz do Iguaçu e São Paulo.

GABRIEL MEDINA
produtor e cozinheiro colaborador
Cozinheiro e produtor de projetos culturais Gabo passou 9 anos atuando como profissional de cozinha em restaurantes estrelados como The Fat Duck (Bray, Reino Unido), Tuju (São Paulo, Brasil) e o restaurante Mica, na 33˚ Bienal de Arte de São Paulo. Sua atuação atual mescla a união das artes e da culinária, pesquisando suas intersecções e seus diálogos, Gabo atua em projetos culturais e em sua própria cozinha, CASA UNA.