WhatsApp Image 2022-06-19 at 20.15.49.jpeg
Saiba mais sobre nossa história

BANANAL é um projeto que surge da mobilização de amigues artistas que, durante a pandemia de Covid-19, se encontraram com dificuldades tanto financeiras quanto de circulação e viabilização de suas produções e projetos. Pensando na potência de criar um ateliê compartilhado que não fosse apenas um espaço de trabalho mas também de articulação, nosso grupo se juntou no início de 2021 para viabilizar ideias e desejos em torno de um espaço híbrido que conjuguasse produção e formação artística, encontro e fruição. 

 

Após cinco meses de estruturação, lançamos uma campanha de financiamento coletivo na Benfeitoria para viabilizar o projeto e, através do apoio de uma rede de mais de 150 pessoas, arrecadamos a verba mínima para transformar o BANANAL em realidade. Em novembro de 2021 conseguimos alugar um imóvel na Barra Funda, localizado entre a esquina da Rua Lavradio e Rua Camaragibe, onde demos início à reforma de uma antiga oficina de escapamentos que funcionou por mais de 60 anos na região. 

 

Desde nossa inauguração em dezembro de 2021, após muitos mutirões e participações ativas dos moradores do bairro e da nossa rede, BANANAL tem se constituído como um espaço de encontro entre agentes do setor cultural e o público local. Dos desejos iniciais até nossas atuais possibilidades, vamos arriscando e consolidando uma programação voltada a praticar e fomentar a cultura da sustentabilidade dentro do espaço urbano; ser um espaço de formação crítica sobre a cultura, as artes e a sociedade brasileira; criar um espaço onde as ações e práticas contribuam para a construção de uma sociedade democrática, igualitária e plural; e um local que promova ações coletivas e participativas junto com os agentes do território.